Coaching

o que é? para que serve? como isso muda a minha vida?

Coaching é uma metodologia, uma ferramenta, um misto entre arte e ciência, que promove o desempenho individual e coletivo, tornando o ser humano cada vez melhor, atingindo seus objetivos e resolvendo seus problemas.

É uma metodologia relacionada a atingimento de metas, realização de objetivos e tomada de decisão. Vem ganhando cada vez mais espaço no mundo todo e já compõe cursos e programas de Universidades como Harvard, Wharton, Insead e Columbia.

Origem do coaching

O coaching tem sua origem em 1850, atribuído ao professor de universidade - “tutor” - que era responsável por ajudar os estudantes na preparação para os testes e exames: já significava “aquele que conduz uma pessoa ao lugar desejado”.
Mais tarde, por volta de 1950, o termo coach começou a ser utilizado para se referir à habilidade de gerenciamento de pessoas. Foi aí que surgiram as primeiras técnicas de desenvolvimento pessoal, valorizando-se as competências individuais e as relacionando a um processo de melhoria e evolução contínua.
Nessa mesma época, a palavra coach também passou a representar o responsável pelo treinamento e aperfeiçoamento de atletas e equipes esportivas para atingir grandes resultados.
Atualmente, inúmeras organizações estão investindo em coaching para, com isso, desenvolver e qualificar os seus funcionários para que sejam alcançados resultados cada dia mais satisfatórios.

Coaching pessoal

O coaching pessoal é um processo capaz de potencializar as habilidades do indivíduo para que ele possa conquistar muito mais em sua vida, com foco no aumento da performance.
Nessa modalidade de coaching é realizada uma análise e desenvolvido um planejamento para melhoria de todos os aspectos da vida pessoal do coachee. Essas áreas vão desde os relacionamentos familiares até questões como dinheiro e saúde.
O coaching pessoal é para aqueles que buscam equilíbrio na vida, pois se estuda o que precisa ser melhorado, valorizado e evitado, sempre com o objetivo de alcançar o resultado esperado pelo coachee, alcançando tudo o que é preciso para uma vida plena.

Coaching profissional

O coaching profissional é uma metodologia de capacitação humana que trabalha com ferramentas e técnicas eficazes, que fazem com que o coachee desenvolva o autoconhecimento e neutralize suas limitações para alcançar o sucesso profissional.
Como a alta complexidade e competitividade do ambiente corporativo atual exige alto desempenho dos funcionários, o coaching profissional é a chave para sair do 'básico', auxiliando no desenvolvimento de um funcionário imprescindível, com foco no resultado e altamente produtivo, lapidando as características da personalidade a fim de que o colaborador mantenha em carreira promissora.

Coaching Integral Sistêmico

O Coaching Integral Sistêmico (C.I.S.) é um processo desenvolvido pelo Master Coach, palestrante e conferencista internacional Paulo Vieira, treinando e desenvolvendo pessoas há quase 20 anos.
O que inicialmente era apenas o coaching clássico com perguntas poderosas, metas e plano de ação, se derivou devido às crescentes demandas de empresas e clientes, na criação de uma metodologia única, profunda e extremamente eficaz. Hoje a metodologia do C.I.S. é tida no meio acadêmico e empresarial como a evolução do coaching tradicional, pois também trabalha o lado emocional do cérebro, sendo capaz de refazer crenças e limitações emocionais.
Além disso, trabalha todas as áreas da vida ao mesmo tempo, avançando na estrutura INTEGRAL  e SISTÊMICA: 
* Integral porque utilizam-se os dois hemisférios cerebrais: esquerdo (responsável pela parte cognitiva e racional) e direito (responsável pelas emoções, crenças e intuição. Afinal, de que adianta possuir as mais modernas ferramentas se não há competências emocionais para colocá-las em prática? Ou, de que adianta possuir objetivos extremamente vem elaborados e não ter aptidões emocionais necessárias para alcançá-las ou vivenciá-las?
* Sistêmico porque o método compreende que o SER pessoal e o SER profissional formam o SER HUMANO e quando um deste padece, o outro também tem prejuízos.
O Coaching Integral Sistêmico entende que, para um profissional ter sucesso duradouro, sua saúde deve ser cuidada, sua família ser feliz, seus laços sociais consistentes, sua vida financeira equilibrada.
A metodologia C.I.S. leva o cliente a uma plenitude de vida.

Como é a sessão de Coaching?

As sessões de coaching são realizadas durante 10 a 12 encontros, sendo que no primeiro encontro é realizado um diagnóstico do coachee para que se possa compreender melhor quem ele é e quais são as suas expectativas e necessidades.
Nas sessões o coach faz questionamentos intrigantes ao coachee, aplica técnicas, métodos e ferramentas e realiza feedbacks a fim de instigar o cliente à reflexão, questionamento e desenvolvimento.
Durante os encontros trabalham-se os pontos fortes e assim o coachee é capaz de:
* Identificar suas qualidades: aspectos a serem melhorados; comportamentos e crenças limitantes; pensamentos autossabotadores.
Além disso, possibilita que o coachee:
* Defina valores: aprimore habilidades; trace metas e objetivos assertivos; faça mudanças necessárias.
Dessa forma, o papel do coach é estimular o coachee a identificar e demostrar seus valores mais essenciais e incentivar uma postura de integridade pessoal.

Cuidados ao procurar um Coach

O processo de coaching é importantíssimo para o desenvolvimento pessoal e profissional de pessoas, mas ele só dá resultados quando realizado por um profissional capacitado e experiente.
Há muitos profissionais que são excelentes na sua área de atuação e querem ser coach sem a devida capacitação para tal. Essas pessoas acreditam que sua experiência em uma área específica é suficiente, o que obviamente não é verdade.
As pessoas sem capacitação adequada colocam em risco o resultado do cliente, podendo leva-lo a um labirinto sem fim ou leva-lo a pensamentos equivocados sem nem mesmo perceber isso causando inúmeras perdas e prejuízos aos clientes. 
Para não correr o risco de ser direcionado por um coach despreparado, siga essas dicas:
* se deseja contratar um coach faça uma sessão experimental, questione onde se formou, há quantos anos está formado, quantas horas de sessões individuais já conduziu, quais seus principais clientes e os resultados que já alcançou.
Se deseja contratar um coach para a sua empresa, certifique-se que ele já possui experiência nesse tipo de trabalho.

Diferença entre Coaching e Mentoring

O coaching objetiva que o cliente seja capaz de se empoderar e encontrar as respostas daquilo que busca sozinho, por meio do autoconhecimento. Por esse motivo, ele pode agir e criar ações assertivas que possibilitam um crescimento efetivo e contínuo. O coach busca a essência do coachee, conecta-se com ele e o direciona para o alcance dos objetivos e do sucesso, nos mais diversos campos da vida.
O mentoring é uma forma de tutoria, na qual um profissional com mais experiência dá orientação e informações para profissionais mais jovens, que estão iniciando sua carreira profissional, por exemplo. O mentor compartilha as experiências e conhecimentos adquiridos ao longo da vida, a fim de que seus conselhos contribuam para o desenvolvimento da carreira dos seus clientes.
O coach não atua como mentor: seu objetivo não é entregar soluções prontas, mas ferramentas e métodos para que o coachee descubra sozinho as respostas que busca. É justamente essa autodescoberta do coachee que dá vida e poder ao processo de decisão.
Autodescoberta: o que significa? Vejamos o exemplo de alguém que faz o processo de coaching profissional. Se os coachee quer compreender o que fazer com a sua carreira, é vital que essa resposta venha de dentro deles mesmos: isso garante uma decisão fundamentada e acertada, com baixíssimos riscos de arrependimento. É justamente por isso que o coaching é importante: muitas vezes o coachee sabe o rumo que quer tomar, mas tem medo de assumir o que precisa ser feito ou não sabe por onde começar.

Coach não é autoajuda

Não se pode confundir autodesenvolvimento com autoajuda.
O princípio da autoajuda é inspirar-se em experiências pessoais e profissionais de outros para melhorar a si mesmo. Ainda que seja uma forma de se autodesenvolver, a diferença está no fato de que a autoajuda se baseia em uma experiência única, que gerou determinados resultados para uma única pessoa ou um grupo de pessoas. Ou seja, não se observam resultados em maior escala.
Na autoajuda o indivíduo é o seu próprio instrutor, tendo que descobrir sozinho os caminhos para uma vida melhor.
No coaching, o indivíduo é acompanhado de perto por um coach altamente qualificado que o apoiará, desafiará e incentivará.
O coach trabalha para que o coachee aumente a sua consciência e desenvolva as suas habilidades necessárias para atingir seus objetivos.

Benefícios pessoais do Coaching

O processo de coaching traz inúmeros benefícios pessoais aos coachees, entre eles:
* descoberta de novas possibilidades;
* melhora no relacionamento com família e amigos;
* recuperação do casamento em crise;
* definição de prioridades, objetivos e metas;
* reorganização financeira;
* quebra de crenças limitantes e paradigmas;
* superação de medos;
* aumento da autoestima e autoconfiança;
* melhor gerenciamento do tempo;
* aumento do desempenho nas realizações de tarefas diárias;
* autoconhecimento e autodesenvolvimento;
* redução do estresse.

Benefícios profissionais do Coaching

Além dos benefícios para a vida pessoal, o coaching beneficia (e muito!) a vida profissional:
* aumento da produtividade;
* fortalece o poder decisório;
* foco nas metas e objetivos;
* criatividade e capacidade de ação;
* melhoria das relações interpessoais no trabalho;
* desenvolvimento de habilidades;
* melhor gestão do tempo;
* fortalecimento da capacidade de liderança, autoconfiança e otimismo;
* alta performance profissional;
* maior capacidade de realização, flexibilidade e autocontrole.

Coaching de carreira

O coaching de carreira auxilia os coachees a reencontrar aquela paixão pela carreira que foi perdida ao longo do tempo, ou a encontrar a coragem necessária para mudar seu rumo profissional.
Por meio desse coaching é realizado um processo completo, no qual são exploradas novas possibilidades, realizadas descobertas e é definido um plano de ação concreto e objetivo.
Se você está insatisfeito com a sua vida profissional ou quer se recolocar no mercado de trabalho, o coaching de carreira é uma excelente opção!
Assim, a partir do Coaching Individual de Carreira, você irá melhorar seu status profissional a partir da identificação de atitudes que limitam o seu desempenho. Apenas quem busca os melhores métodos consegue atingir objetivos como a aprovação em concursos públicos ou progressão funcional de maneira rápida e efetiva.

Razões para nos escolher

Dra Thelma Taborda

Life Coach, com Formação Internacional em Coach Integral Sistêmico Febracis/2018, Fonoaudióloga, Especialista em Medicina Complementar e Alternativa, Mestre em Psicologia, Analista de Perfil Comportamental CIS Assessment, Palestrante e Escritora.

 

Minha missão de vida é contribuir para que você realize seus sonhos mais ousados e vá mais além: supere seus medos e seja a sua melhor versão todos os dias.

DSC-0896

Jônatas Taborda

Life Coach, com Formação Internacional em Coach Integral Sistêmico Febracis/2018, Administrador de Empresas, Empreendedor Digital, Analista de Perfil Comportamental CIS Assessment, Palestrante e Escritor.

 

Eu não estava feliz com o meu corpo, estava acima do peso, precisando resgatar relacionamentos e melhorar a autoestima. Hoje os meus resultados falam por mim.

IMG_0658

ATENDIMENTO PRESENCIAL
** Espaço Hellas: Rua Francisco de Souza Araujo, 212 - Centro - Amparo/SP

** Febracis Campinas: Rua Quirino do Amaral Campos, 144 - Bonfim - Campinas/SP

ATENDIMENTO ONLINE
Mora fora da região atendida presencialmente?

Agende sua sessão 100% online! Contamos com cursos audiovisuais completos para atender você com excelência!

CLIENTES EM TODO O MUNDO
Não importa em que parte do mundo você esteja!

Tem poder quem age!

Conheça mais sobre o nosso trabalho

© 2018 Todos direitos reservados